Instituto Árvore da Vida


Arte e Responsabilidade Social?

Deise Nascimento

Fotos da peça "Ave Sapiens dos Mangues" - Autora Nil Sena





Estava uma noite destas vendo TV a cabo e, sem me dar conta, descobri que há dois mil anos Jesus tinha concorrência, sim senhor. Espera aí, como é isso?

Pois é, pelo menos cinco famosos milagreiros e profetas ressuscitavam pessoas, levitavam, etc, etc, etc. Eu, neste pequeno planeta azul, jamais saberia de tal fato se não fosse a investigação minuciosa de pesquisadores, - e não me perguntem qual foi o método de pesquisa - pois era madrugada, peguei o programa na metade e também dormi um pouco; nem mesmo sei que canal era, devo ter cochilado, mudado no controle remoto, enfim, assuntos desconexos...

O caso é o seguinte: entre um cochilo e outro, deitada no sofá, toda a minha crença de que Jesus era único, caiu por terra. Mas será que há dois mil anos atrás a concorrência conseguiria "maquiar" a realidade? Boa pergunta.

Depois, na mesma noite, entre outro cochilo e a realidade, ouço algo tipo..."código da Vinci"...Como assim? Oras, eu estou ficando meio complicada, não sei se estou em Matrix ou em uma realidade paralela...

Ah sim, nosso tema é "Arte e Responsabilidade Social"! Hum, menos mal, ou não?
Vamos pensar em situações reais com nomes fictícios...


Situação 1:

- Empresa fabricante de papel, multinacional, etc, etc, etc.; monta seu Instituto de Preservação Ambiental “Verdes Verdejantes”.


Situação 2:

- Empresa de mineração, ou quem sabe uma indústria química, com diversos funcionários já aposentados por problemas médicos e invalidez investe na Cultura e Educação.


Situação 3:

- Um governo de um país distante e longínquo estabelece regras e leis de incentivos à cultura e ao esporte; um valor em torno de 4% dos impostos cobrados das empresas poderá ser investido nestas área. Então um processo burocrático complicado se inicia. Editais, concursos, etc, etc, etc.


Situação 4:

- Na periferia, em um bairro de um país distante, um grupo de meninos, meninas e adolescentes fuma uma pedra de craque, olhando a paisagem do córrego repleto de garrafas pet, pilhas, sacos plásticos, etc, etc, etc. Poderiam estar na escola, quem sabe, ou pulando a roleta de um ônibus urbano, ou só assistindo a um programa qualquer na TV aberta, tipo aqueles enlatados, blá,blá,bla´...


Situação 5:

- Moradoras de um bairro de um país distante se unem para um trabalho comunitário, fazem uma hortinha na margem do córrego, limpam, e dali tiram diariamente uma "misturinha" para a família.


Mas quem será que vai conseguir aqueles 4% que estão lá diponíveis?

Quem sabe como chegar ao "mapa da mina"? Pois é, a concorrência é desleal. Se até Jesus já tinha problemas com a questão social de trabalho, imaginem vocês o emaranhado que existe no 3º Setor... A Responsabilidade Social das empresas, do governo e os demais setores envolvidos encontra-se no meio de um "bombardeio" de informações, e muita gente confunde o que realmente é Responsabilidade Social.

A Arte, o Meio Ambiente, o Esporte, a Educação, deveriam estar entre os direitos civis da sociedade; entretanto são renegados às leis de incentivo, a percentuais insignificantes do montante financeiro gerado pelo sistema capitalista. As empresas, por sua vez, limitam-se a "investir" o estritamente necessário para cumprir a lei. Algumas optam por "maquiar" a realidade criando seus próprios institutos e fundações; direcionam os projetos de investimentos de acordo com suas políticas internas de marketing e merchandising, desprezando por completo as demandas locais. Fazem suas divulgações como os profetas e milagreiros do tempo de Jesus. Ops, mas será que dá certo?

Bem, o que temos visto é o crescimento desta prática, e a institucionalização da Responsabilidade Social, enquanto, por outro lado, vemos o sistema educacional sucateado, alunos que chegam à 8ª série sem estar completamente alfabetizados. Percebemos o aumento da violência nos grandes centros e todo o complexo organizacional das cidades abalado.

Então meus caros(as), o que a Arte e a Responsabilidade Social têm a ver com esta desorganização social, ética e por aí afora?

A começar pela qualidade do ensino, toda a estrutura escolar precisaria ser revisada, revisitada. A juventude quer ação, emoção, satisfação. Não só a juventude, o ser humano em qualquer idade almeja a felicidade. Tocar um instrumento, fazer uma batucada, sentar na pracinha do bairro e conversar sobre o filme a que assistiu no cinema, a peça de teatro que ensaiou na semana passada, ou comentar sobre a feijoada que comeu com seu time de futebol.... Ninguém prefere o pior, apenas fica sem opção.

Responsabilidade Social dentro do conceito neo-humanista é o investimento na causa social a partir da demanda local, que deveria ser ouvida, respeitada e atendida. Por enquanto o conceito de responsabilidade social difundido amplamente nas mídias, empresas e governos tem muito mais relação com o cumprimento de uma formalidade.

Nós, produtores de artes, ficamos correndo atrás dos editais, fundos, investidores, leis de incentivos e tudo mais. Trabalhamos incansavelmente e muitas vezes gratuitamente para obtenção de recursos para nossos projetos. Idealizamos uma sociedade mais justa e mais feliz.

e-mail: deise0109@bol.com.br

Escrito por arvoredavida_blog às 21h43
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]
x
 
Histórico

  08/07/2007 a 14/07/2007
  06/05/2007 a 12/05/2007
  22/04/2007 a 28/04/2007
  15/04/2007 a 21/04/2007
  25/03/2007 a 31/03/2007
  25/02/2007 a 03/03/2007
  11/02/2007 a 17/02/2007
  04/02/2007 a 10/02/2007
  28/01/2007 a 03/02/2007


Outros sites

  Instituto Árvore da Vida - Barão em Foco

  Projeto Girassol - Overmundo

  Projeto Artistas da Mata - Overmundo

  Projeto Nascentes Urbanas (.pdf)

  GAO - Grupo de Articulação das ONGs Brasileiras - ISO 26000

  Negativo Online

  Revista IntegrAção

  Ministério do Meio Ambiente

  Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

  Homeopatia Ação pelo Semelhante

  Barão em Foco

Votação

  Dê uma nota para meu blog